SITES E BLOGS

  • LEITORES
  • domingo, 14 de junho de 2009

    REFLEXÕES SOBRE CLONAGEM HUMANA


    A questão é bem mais complexa, pois envolve não somente a clonagem... vai mais longe... passa também pelo embrião congelado... além de outros aspectos que esbarram em questões éticas e morais. E é justamente aí que está o cerne da questão.
    A pesquisa é grande e ainda estamos, enquanto humanidade, a caminho do entendimento. Pessoalmente acho que rumamos a passos largos para a aceitabilidade geral... da existência do espírito e da vida após a vida... da imortalidade do espírito... e da conscientização de que somos herdeiros do nosso próprio futuro... não por causa específica do espiritismo... mas pelas verdades da vida... pela evolução intelectual que antecede as conquistas do progresso moral.
    Mas propomos que se avalie questão da seguinte forma: se Deus nos deu a inteligência, que é uma propriedade do espírito e não do corpo (não do cerebro/matéria), não nos deu Ele condições de evoluirmos cientificamente, pelos nossos esforços, para a cura de tantos males, da energia nuclear e de tantos outros avanços tecnológicos, usados para o bem ou para o mal de acordo com o nosso livre arbítrio? Por lógica então podemos concluir que Ele já sabia disso também. Então, se nada acontece por acaso... a descoberta da eventual capacidade de clonagem humana seria um absurdo?... Cremos que não...
    Através da lei de reprodução o corpo provém do corpo... mas sabemos que o espírito não... ele provém de Deus... E o espírito é que importa, pois ele é que sobreviverá... e irá depurar-se até atingir o estágio de espírito puro. Não caminhamos para a "descoberta" do espírito? Do perispírito? Nós sabemos, como espíritas que somos, que o corpo tem um papel importantíssimo até um determinado estágio da nossa evolução. Entendo, portanto, que a clonagem é um fato natural e dentro do rol das precisões naturais divinas.
    Não pretendemos impor essas idéias, mas entusiasmar a todos que também se aprofundem mais nesse assunto, pois muita coisa há que se aprender.
    Fazemos essas colocações baseados em pesquisas e buscas, através de leituras, questionamentos, reflexões e conclusões pessoais porque, como já dissemos, ainda não dispomos no meio espírita de informações precisas do plano espiritual superior sobre esse tema.
    Lembremo-nos de quantos foram queimados e mortos simplesmente por afirmarem que a Terra é redonda... e outros porque diziam que nosso Planeta era o centro do Universo...
    O aspecto fundamental é o da existência ou não de espírito vinculado ao corpo (quer seja esse corpo proveniente da simples conjunção carnal, de um embrião congelado ou como de um clone).
    Conforme já colocamos, ainda não dispomos de informação fornecida pela espiritualidade superior com relação a clonagem humana.
    Por enquanto dispomos apenas de opiniões de pensadores (ligados às ciências e/ou ao espiritismo), que abordam o assunto.
    Segundo o médico e mestrando da Universidade de São Paulo, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, também diretor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Psicobiofisica da USP: "O surgimento da tecnologia para a clonagem humana deverá vir junto com a descoberta do mundo espiritual pela ciência. Não se conseguirá clonar um ser humano em 10 anos. Vai demorar mais, porque existem impedimentos éticos e legais que atravancam os experimentos. O genoma humano é muito mais complexo, com animais tudo é bem mais simples".
    Damos abaixo alguns links que margeiam o assunto para suas próprias reflexões (todos consultados e vigentes em 19.01.08):
    http://espiritismoegenetica.espiridigi.net em especial o link http://espiritismoegenetica.espiridigi.net/2-16-clonagem.html
    http://br.geocities.com/edsonbsouza/mensagens/clone.htm
    http://www.ipepe.com.br/clonagem.html
    http://www.ceismael.com.br/tema/tema059.htm
    http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=227
    http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=225
    http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo1534.html
    http://paginas.terra.com.br/religiao/confrariaconsolador/clonagem2.htm
    http://paginas.terra.com.br/religiao/confrariaconsolador/clonagem.htm
    Ainda sobre o tema, recomendamos o filme "Minha Vida em Outra Vida" e que se observem atentamente os comentários, feitos por médicos e outros, nos Extras do filme (em especial os do Dr. Décio Inadoli Júnior). Ele opina que "a reencarnação é uma lei biológica", com o que concordamos em gênero, número e grau!
    Citamos outro estudioso do tema, Eurípedes Kühl, em artigo contido na Revista Espiritismo e Ciência (ano 1 número 2) que nos diz "O Espiritismo vê a clonagem dos seres humanos, como inegável avanço científico-tecnológico. Não obstante, situa-a no escorregadio rol moral do progresso, pelo que só pela Lei Divina do Amor deve ser empregada. Assim, apenas o bom senso poderá ser árbitro da utilização dos métodos de clonagem - exclusivamente para fins terapêuticos, jamais, reprodutivos."
    Como livros sobre o tema, sugerimos também os estudo de:
    - Clonagem a Luz do Espiritismo (da Feder. Espírita do Estado de São Paulo
    - Dra. Solange Soares de Camargo, Prof. Sintia Iole de Nogueira, Wladimir Isso e Durval Ciamponi ambos da FEESP);
    - Clonagem, Reencarnação e Seus Mecanismos (Wladimyr Sanchez)
    Finalizando, repetimos as palavras do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, "Assim, só se entenderá a clonagem humana quando a ciência estiver iluminada pelo conhecimento do espírito e trabalhando pelo engrandecimento espiritual da Humanidade".
    Que possamos fazer por merecer dias melhores, apoiando nossa fé baseada no raciocínio, na lógica e no bom senso, pois como nos disse Kardec:
    "Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade".


    Reinaldo M. Macedo
    E-Mail: rei-naldo@pop.com.br
    Webmaster deste Site
    Site: http://jorgehessen.net
    FONTES:
    - Já citadas ao longo do artigo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente o texto aqui .